Imóveis ainda na planta é um mercado que apresentou grande crescimento nos últimos anos. A economia e a versatilidade são as principais causas do aumento da busca por este tipo de investimento segundo bons profissionais do ramo.
Assim como existem vantagens, ainda existem pessoas que não se sentem confortáveis com a compra de um bem que ainda está no papel ou em obras, por questões de informações equivocadas em mídias e outros locais.
O corretor correto e que tenha prestígio, sabe como vender apartamentos na planta, destacando as principais vantagens deste investimento e tornando o cliente mais seguro quanto ao seu investimento.
Veja umas dicas legais para vender:
VANTAGENS FINANCEIRAS – ofereça
Imóvel na planta pode ter até 50% mais em conta que um similar já construído. Note que isto é muito atrativo pois reduz os riscos que a construtora assume ao iniciar um projeto.
O corretor deve ressaltar para a venda que o pagamento em si é facilitado. A construtora não precisa de todo o capital no primeiro dia da obra, por isso ela permite que os futuros moradores paguem os valores de acordo com tabelas específicas.
O fator mais importante a ser reforçado é o da valorização que o imóvel apresentará no mercado quando concluído.
O comprador poderá morar no imóvel ou optar pela venda, uma vez que o mesmo esteja pronto, recuperando todo o investimento e possivelmente gerando um lucro sobre o investimento.
FLEXIBILIDADE E OPÇÕES DE ESCOLHA – destaque
Existem diferenças entre os apartamentos de um mesmo prédio: número de quartos e suítes, alguns podem estar de frente ou de fundos e ter uma linda vista, entre outros atrativos.
O fato é que as unidades consideradas mais interessantes são vendidas mais rapidamente. Se o cliente optar pela compra após a construção, ele terá que adquirir o apartamento disponível, sem escolha privilegiada.
Para que o corretor execute a venda apartamentos na planta ele deve ressaltar que a flexibilidade não se resume escolhas entre unidades padronizadas. A compra de um apartamento na planta também permite alguma flexibilidade na personalização do imóvel.
A construtora tem uma listagem de elementos que podem ser personalizados: desde paredes não estruturais, pintura, acabamentos, etc.
Naturalmente, certas modificações podem exigir o pagamento de taxas, o corretor deve se informar destes valores e repassá-los ao cliente. Mas sempre reforce o fato de que o comprador não terá desconfortos relacionados à reformas que a adequação ou personalização de uma unidade já construída exigiria.
UM BOM MARKETING – faça
Um bom marketing pode ser a alma do negócio! Essa afirmativa é muito conhecida no setor imobiliário em geral. Mas, o melhor marketing é CONFIABILIDADE E CONFIANÇA, com isso, o corretor que vender apartamentos na planta, deve divulgar para fazer um bom negócio.
Uma vez que o imóvel está ainda na planta ou em construção, será necessário que o corretor, tenha conhecimento pleno de suas características
Consultar a construtora sobre tudo o que ela tem disponível para divulgação. Sempre faça um bom texto destacando todos os pontos importantes relacionados ao apartamento.
Conhecer o cliente e dar a ele as particularidades que ele acha mais importante é fundamental – hoje o marketing direto e inteligente vence!
Naturalmente o corretor também deve garantir que seus seguidores nas redes sociais saibam dessa oportunidade de compra de imóveis ainda na planta. Para isso a Integração com Redes Sociais também é uma mão na roda, permitindo que postagens sejam agendadas e com respostas diretas todo o tempo
O melhor de tudo é o marketing off-line direto – ou seja informações particularizadas para cada oportunidade e cliente. Mesmo sendo online – o cliente tem que saber que “aquilo” foi escrito particularmente a ele.
IMÓVEL NOVO É MODERNO – reforce
Com tantos dispositivos eletrônicos: celulares, tablets, notebooks, etc. fazem com que um bom número de tomadas (de todos os modelos e usb) próximo de camas, sofás e escrivaninhas entre outros, sempre é um diferencial a oferecer. Exigências atuais não eram tão comuns antigamente e por isso, vários imóveis já construídos não apresentam essas características.
O corretor deve mostrar ao cliente que a construção civil está em constante mudança e atualização, sendo assim, a compra de um apartamento na planta ou em obras, possibilita que ele more em um imóvel onde suas necessidades atuais e seu estilo de vida contemporâneo, foram previstas, isso tudo, aumenta sua qualidade de vida e elimina a necessidade de adequações e reformas.
Outro aspecto a salientar é que as taxas de condomínio tendem a ser menores, relativas a manutenção, porque o imóvel, sendo mais moderno, terá as instalações elétricas e hidráulicas mais eficazes e preventivas.
SEGURANÇA NO INVESTIMENTO – garanta
Muitas pessoas têm medo de altos investimentos se se sentirem inseguras quanto ao que vão receber. Trabalhe junto à construtora para saber seu histórico e seus negócios do passado e mostre isso ao seu cliente. Transmita a certeza do que você constatou.
Garanta ao cliente como será exatamente o imóvel ao ser entregue. Confirme o que tem dúvidas e nunca crie falsas expectativas, ou “pode ser que”. Disponibilize o memorial descritivo do imóvel e fique a disposição para tirar dúvidas que possam surgir. A construtora estará com você nessa!
Reforce ao cliente que ele tem seus direitos previstos no contrato e que isso será sua garantia. Informe-se de toda a legislação relacionada para que você possa repassar informações de qualidade para seu cliente.
CLIENTE PODE SER SEU VENDEDOR – aproveite
Cliente feliz, traz amigos! Toda pessoa que sente que fez um bom negócio, costuma falar a parentes e amigos. Além disso, se ele for morar no lugar comprado, vai querer ser rodeado por pessoas que gosta. O melhor de um negócio bem feito é tornar os clientes seus “indicadores de negócios”!
Crie uma linha de “atendimento exclusivo e simpático – seja presente sem invadir.
IMÓVEIS NA PLANTA E/OU EM CONSTRUÇÃO É UM EXCELENTE NEGÓCIO PARA TODOS