Weissheimer Engenharia | São Leopoldo – RS

logotipo_weissheimer_300px.png

Entenda a posição solar

Na hora de comprar e/ou alugar um imóvel é importante avaliar a orientação solar. Afinal, ela define grande parte do conforto que você terá dentro de seu lar.

Na verdade, cada pessoa tem diferentes hábitos e diferentes horários em casa. Sendo assim, nem sempre a posição de sol da manhã ou da tarde será boa igualmente para todos.

Entendendo isso, chegamos às seguintes conclusões:

–  A face sul praticamente não recebe sol. Portanto, se você mora numa cidade fria no inverno e precisa de sol em casa, não é a melhor escolha. Já se você mora no norte ou acha que tem inconvenientes com o sol batendo, é a face que terá menos sol e, portanto, terá um imóvel menos quente.

–  A orientação solar ideal para regiões mais frias, como o sul do país, é a leste. No inverno, o sol entra mais no imóvel e o aquece para o resto do dia. E, no verão, ele não entra tanto no imóvel (pois está mais em pé, lembra?) Portanto, não aquece tanto o imóvel.

–  A segunda melhor orientação solar para a região sul é a norte. Mas, se você mora no norte/nordeste e não quer muito sol, fuja dela.

–  A face oeste é mais quente, em todos os casos, pois pega todo o sol da tarde e o pôr do sol, quando o clima já está menos frio. Assim, quando você chegar em casa no fim do dia seu apartamento estará bem quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *